top of page

Policiais militares passam por capacitação de ciclopatrulhamento no Litoral

Atualizado: 17 de jan. de 2021



Há anos o policiamento utilizando bicicletas é utilizado no Litoral Paranaense na época do verão. Além de agir na prevenção aos crimes, esta modalidade traz maior proximidade dos policiais com os veranistas. É um incremento a toda gama de atuação da Polícia Militar durante a Operação Verão.


A facilidade de transitar com as bikes, mesmo em espaços menores ou com muitos transeuntes, como nos calçadões, é uma das vantagens do ciclopatrulhamento, pois o policial consegue perceber situações com mais clareza e fazer a abordagem de maneira mais rápida e eficiente, o que seria inviável com veículos motores.


Mas não é só a população quem ganha. Outros benefícios também podem ser observados como o respeito ao meio ambiente, com a não emissão de gases poluentes, e a prática de atividade física pelo policial, deixando-o mais bem condicionado para atender outras ocorrências.



As equipes policiais que atuam com as bikes no Projeto Verão Consciente 2020/2021 no Litoral passaram nesta semana por uma capacitação sobre abordagens e outras técnicas policiais com uso de bicicleta.


As instruções foram dadas pelo comandante da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (4ª CIPM), major Marcos Tordoro, que há anos desenvolveu um projeto de policiamento com uso de bicicletas no meio urbano na região de Londrina. O comandante falou sobre doutrina e também aplicou exercícios práticos.


Os policiais puderam aprender sobre os cuidados com a bicicleta, a postura correta, regulagem do banco e outros detalhes que fazem a diferença no atendimento de uma ocorrência. Também exercitaram abordagens, receberam dicas sobre a condução e frenagem, técnicas de tiro policial com bike, entre outros.


“O PM tem que ter a habilidade para o pedal para que ele possa acessar locais, descer escadarias, por exemplo, e ainda assim estar atento ao que acontece ao redor. Observar o que ocorre, observar as pessoas para realizar abordagem, deixando a bicicleta de lado, tudo isso precisa ser treinado, pois a repetição do movimento vai gerar confiança e qualidade no exercício, para que o policial militar possa exercer seu serviço e atender a comunidade com mais qualidade”, destacou o major.


A soldado Tatiane Lourençoni, da 4ª Companhia Independente, participante do treinamento, destacou que "o Litoral é uma região mais propícia para o uso de bicicleta por ser plana. A bike é uma ferramenta que nos aproxima das pessoas, e as crianças são as que mais se encantam com esse policiamento".



* Com informações e fotos da Secretaria de Segurança Pública do Paraná.

 
 
 

Comentários


SIGA-NOS

  • Instagram
  • Facebook Long Shadow

ASSESP

Associação dos Servidores da 

Secretaria de Estado da Segurança Pública

© 2021 MANUELA BARROS - REVISTA ASSESP/PR 

bottom of page