Cibercriminosos usam QR Code do Pix em novo golpe
- Por Revista ASSESP

- 12 de jan. de 2022
- 1 min de leitura
Mal entramos em 2022 e nossos especialistas já confirmaram um dos prognósticos para o ano: temos dois novos tipos de golpes, dessa vez usando pagamento via QR Code do Pix.
Nos nossos mapeamentos, identificamos dois novos formatos de fraude: o primeiro é bem conhecido e extremamente comum nessa época do ano: as famosas faturas/contas falsas. A novidade é a presença do QR Code como opção de pagamento – os cibercriminosos enviam por e-mail falsas faturas direcionadas a pequenas e médias empresas.
Mas como as vítimas não percebem? A fraude é muito bem pensada, e os cibercriminosos imitam o visual das faturas ou sites das empresas reais, criam e-mails mascarados (remetentes) para simular os oficiais e, assim como as empresas, oferecem descontos para pagamentos via QR Code (5% se for utilizado esse método).
A vítima então abre seu aplicativo de banco, entra na opção Pix, escaneia o QR Code do boleto falso e confirma o pagamento. Para nosso analista sênior de segurança, Fábio Assolini, o mais preocupante é que não há muito o que pode ser feito para evitá-lo, pois o pagamento direto via QR Code é algo legítimo e não pode ser bloqueado. “Para evitar cair no golpe, as pessoas e empresas precisam identificar os detalhes que indicam que a mensagem é falsa”, explica Assolini.
Fonte : https://www.kaspersky.com.br/blog/qr-code-pix-golpe/18747/










Comentários