Bombeiros capacitam surfistas para a realização de salvamentos e primeiros socorros
- Por Revista ASSESP
- 6 de fev. de 2015
- 1 min de leitura

Além de heróis das águas, os bombeiros que estão atuando na Operação Verão têm tido outro trabalho, o de ensinar a salvar vidas. No projeto Salva-surf, durante três dias, os bombeiros militares ministram aulas práticas e teóricas de salvamento aquático com e

sem equipamentos, salvamento aquático com auxílio de embarcações, salvamento com pranchas de surf e suporte básico de vida ao afogado. No mês de janeiro, mais de XXX surfistas realizaram o curso, ministrado por socorristas e guarda-vidas do 8º Grupamento de Bombeiros (8º GB), responsável pelo litoral do estado. Foram seis turmas no total, sendo uma em matinhos, três na Ilha do Mel, uma em Guaratuba e outra em Pontal do Paraná.

A adesão dos atletas tem deixado os bombeiros contentes, uma vez que entende que os surfistas são desportistas com alto potencial para atuação em ações de salvamento em mar, não somente pela boa capacidade física, mas também pela excelente percepção da dinâmica marinha, em especial na linha de arrebentação. O projeto, realizado pelo 8º Grupamento, tem a parceria e a ONG Parceiros do Mar, que, dentre outros, apoia a ação por meio do contato com as Associações de Surf, que promove e entrega os certificados de conclusão e a vestimenta (produzida com material de elastano, também conhecido por “Lycra”) que simboliza o salva-surfer.
コメント