top of page

1º Encontro Nacional de Comandantes de Unidades Antibombas das Polícias Militares acontece no PR

Ao reunir os chefes de Esquadrões Antibomba de todo o Brasil para o “I Encontro Nacional de Comandantes de Unidades Antibombas das Polícias Militares”, a Polícia Militar do Paraná deu o pontapé inicial para a discussão de uma padronização nacional das atividades de antibomba. O evento aconteceu na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais (PR), e as atividades vão de segunda-feira (24/11) até sexta-feira (28/11), com a demonstração de equipamentos usados pela PMPR e a elaboração de um documento nacional de padronização das ações antibomba. A abertura das atividades se deu com a palestra do tenente-coronel da PM de São Paulo e Diretor da Divisão Brasileira da International Association of Bomb Technicians and Investigators (IABTI), Décio José Aguiar Leão, referência no tema e com larga experiência em atividades antibomba no estado de São Paulo.

encontro-cmtes-antibombas2.JPG

“Temos estados brasileiros com graus diferentes de desenvolvimento, baseados nas necessidades e ocorrências que enfrentam. É importante que mesmo os estados que não tem incidência de crimes com explosivos estejam se desenvolvendo e evoluindo. Parabenizo a PM do Paraná por ser o incentivador desse primeiro encontro, reunindo os chefes de Esquadrões Antibomba, que é a forma de conhecer as pessoas e criar alguns padrões para o Brasil inteiro. Esse é um fato histórico para a Segurança Pública do nosso país”, disse o palestrante. “O objetivo principal desse encontro é a padronização do funcionamento das unidades antibomba em todo o Brasil. Cada unidade tem suas técnicas, tipos de equipamentos e a peculiaridade de sua região, e com essa iniciativa vamos compartilhar conhecimento e aperfeiçoar técnicas operacionais”, destaca o tenente coronel Lee. Segundo o coronel Péricles, a PM tem buscado se aperfeiçoar para estar preparado caso surja uma situação de crise e não ser surpreendido com uma ação criminosa. “A Polícia Militar do PR é uma polícia que olha para o futuro. Durante os jogos da Copa do Mundo que aconteceram aqui em Curitiba, estivemos prontos para dar uma resposta técnica e eficiente a qualquer incidente que pudesse ocorrer”, destaca o coronel. Além de policiais militares do Esquadrão Antibombas da PMPR, policiais militares de outros estados brasileiros vieram até a capital paranaense participar do encontro e dividir experiências, como é o caso do inspetor do Grupo Antibomba da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Helisson Mendes Britto. “Esse encontro visa a troca de informações entre os chefes do Esquadrão Antibomba do Brasil, e além da troca de experiências, haverá também a discussão de doutrinas e para

encontro-cmtes-antibombas3.JPG

onde vai caminhar a segurança pública no âmbito das ações antibomba. Com essa troca nós aprendemos coisas novas e isso permite que cada unidade melhore seu treinamento”, disse. Integrante do grupo de seleção e recrutamento do Esquadrão Antibomba de Mato Grosso, o major Fabiano Pessoa destaca que a iniciativa da PMPR pode disseminar mais conhecimento e aperfeiçoamento na área antibomba. “Vamos construir uma forma de trabalho que vai ser muito útil no nosso estado de origem. Estamos iniciando um trabalho inédito no Brasil de técnicas explosivista policiais, envolvendo o processo de seleção, capacitação e de consolidação para a doutrina de atuação em atividades com explosivo e bomba”, destaca. Após a palestra do tenente-coronel Décio, o coronel Péricles de Matos e o tenente-coronel Lee entregaram um certificado e um mimo para o palestrante da manhã e para o inspetor Ângelo Bezerra, por suas contribuições, dedicação e estudo pioneiro ao tema de antibomba no Brasil. “Não esperava receber essa homenagem e parabenizo essa iniciativa da Polícia Militar do Paraná e desejo vida longa aos explosivistas”, disse emocionado aos presentes na solenidade. Estiveram presentes no evento o Subcomandante Geral da PM, coronel Péricles de Matos, o comandante da APMG, tenente-coronel Vanderley Rothenburg, o comandante do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), tenente-coronel Washington Lee Abe, o inspetor da Polícia Federal aposentado Ângelo Lemos Bezerra Neto, representantes dos Esquadrões Antibomba de 16 estados brasileiros e oficiais e praças da PMPR.


Por Marcia Santos - Jornalista PMPR



Opmerkingen


SIGA-NOS

  • Instagram
  • Facebook Long Shadow

ASSESP

Associação dos Servidores da 

Secretaria de Estado da Segurança Pública

© 2021 MANUELA BARROS - REVISTA ASSESP/PR 

bottom of page