Grupenmacher participa de reunião do Consesp e avalia trabalho desenvolvido no ano
- Por Revista ASSESP
- 24 de nov. de 2014
- 2 min de leitura
O secretário da Segurança Pública do Paraná, Leon Grupenmacher, acompanhou encontro do Colégio Nacional dos Secretários de Segurança Pública (Consesp), nesta sexta-feira (21). Esta nova edição ocorreu em Fortaleza (CE). Na pauta, a avaliação dos trabalhos no ano de 2014 e o planejamento para 2015.
O evento, coordenado pelo presidente do colegiado, secretário Alexandre Bustamante dos Santos (MT), debateu projetos futuros, a estratégia integrada de segurança entre os estados e a forma de atuação do grupo, por meio das câmaras temáticas. "Segurança pública não é realizada somente por polícias. Precisamos também que a sociedade faça a sua parte e, principalmente, que o governo federal ajude os estados, uma vez que o investimento, por parte da União, muitas vezes é irrisório", avalia Grupenmacher.
Marcaram presença nessa edição do Consesp representantes de 18 estados brasileiros. A reunião contou, também, com a participação da secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki. Ela destacou que é preciso integrar os bancos de dados entre os estados, aperfeiçoando o trabalho de inteligência e investigação.

Para o presidente do Consesp, secretário Alexandre Bustamante (MT), a política de segurança precisa de continuidade e a participação efetiva dos poderes Executivo e Legislativo. “Hoje, todas as pesquisas que se fizerem em nível nacional apontarão a segurança como um dos três primeiros temas a serem discutidos. Esta não é só uma atividade de polícia, mas uma atividade de Estado. E, infelizmente, a legislação brasileira é muito permissiva, dificultando o trabalho das forças policiais”.
CAIXAS ELETRÔNICOS – Por videoconferência com o representante de uma empresa privada, os secretários conversaram sobre as possibilidades para o uso do "malote inteligente". É mais uma das tecnologias desenvolvidas para contribuir com a segurança de caixas eletrônicos. Esta possibilita a destruição do dinheiro automaticamente, impossibilitando o roubo das cédulas.
De acordo com a coordenação do Consesp será criada uma câmara temática específica para sugerir a elaboração de legislação para normatização desta pauta. Os trabalhos serão coordenados pelo secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará, Servilho Paiva.
FECHAMENTO DO ANO - O encontro em Fortaleza marcou o encerramento das atividades do Consesp em 2014. A próxima reunião ordinária ficou marcada para 26 e 27 de fevereiro de 2015, em Belém (PA), quando ocorrerá a eleição do próximo presidente do colegiado.
Criado em 2003, o Colégio Nacional de Secretários Estaduais de Segurança Pública é um órgão cuja finalidade é o assessoramento especial aos secretários estaduais de Segurança Pública no acompanhamento e avaliação da política das ações de segurança pública em todas as esferas governamentais.
Por SESP - Com informações de: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Comments