Policiais do Tigre participam de treinamento para snipers em Brasília
- Por Revista ASSESP
- 12 de nov. de 2014
- 2 min de leitura
Os policiais do Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre) da Polícia Civil do Estado do Paraná e do Comandos e Operações Especiais (COE) do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Paraná participaram entre os dias 13 e 18 de outubro, da 1.ª Semana do Sniper realizada pelo Comandos de Operações Táticas do Departamento de Polícia Federal, em Brasília-DF.
No evento, que teve como objetivo a atualização e nivelamento de policiais que já contavam com o Curso de Atiradores Policiais de Precisão naquela Unidade de Elite da Polícia Federal, que se encontra na 13ª Edição, participaram 19 policiais civis e militares dos estados do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Distrito Federal e Pernambuco. Todos estes atualmente integrantes dos Grupos de Snipers Policiais das unidades de Operações Especiais de suas Instituições.
Foram abordados assuntos teóricos sobre doutrina de emprego, balística interna e externa, seleção e treinamento de atiradores de precisão, equipamentos e armamentos utilizados na atividade de Snipers, proteção de autoridades, dentre outros. Também foram realizados exercícios práticos utilizando-se de tiros em posições diversas, tiros a longas distâncias (50 a 900 metros), tiros com alvos em movimento, tiros sob comando e controle, tiros com superação de obstáculos para que não haja desvio dos projéteis ou sua perda de efetividade, além de pistas de tiro utilizando-se de técnicas e táticas avançadas.

Durante o evento, os policiais do Paraná se sobressaíram em todas as instruções teóricas e práticas, com demonstração de alta capacidade técnica, obtendo-se excelentes índices nas diversas situações que foram colocadas à prova, demonstrando a preparação, entusiasmo e capacitação, o que deixou a PMPR e PCPR em epígrafe no cenário nacional no que diz respeito ao Tiro de Precisão pelo Sniper Policial.

Comprovação disso foi o resultado da competição realizada durante o evento, onde os participantes foram colocados à prova, tanto técnica quanto psicologicamente, quando tinham que atirar em 5 alvos com diâmetro de 10 centímetros a uma distância de 100 metros, os quais apareciam aleatoriamente por um tempo máximo de 20 segundos, durante um período de 10 minutos, onde deveria haver 3 disparos em cada alvo. Os policiais do Paraná obtiveram as cinco melhores classificações na competição. Ainda, destacando-se no exercício de disparos à longa distancia, entre 600 e 900m, onde obtiveram os três primeiros lugares.
O evento em questão foi de suma importância para a manutenção do aprendizado e treinamento dos Grupos de Snipers das duas Corporações do Paraná que tem a atribuição exclusiva do tiro de comprometimento. Essa é uma missão extremamente difícil, onde há a necessidade imprescindível de constante treinamento e preparação, aliada à utilização de um sistema de armas compatível para uma atuação eficiente na defesa da Segurança Pública da população paranaense.
Por SESP/PR
Comentários