top of page

Com número recorde de inscritos, XI Corrida da Polícia Civil celebra os 161 anos da corporação e 80

Na semana em que a Polícia Civil do Paraná comemora 161 anos e a ESPC - Escola Superior da instituição completa oito décadas, foi realizada, no dia 21 de setembro, a XI Corrida da Polícia Civil. Contando com o número recorde de 1.457 inscritos, divididos em oito categorias e vinte sete subcategorias, em trajetos de 5 e 10km, o evento teve como objetivo difundir a prática da atividade física, fortalecer o intercâmbio esportivo e corporal e aproximar a comunidade da polícia.



Idealizado por Luciano de Pinho Tavares, delegado e chefe do Grupo Auxiliar de Planejamento (GAP) da Polícia Civil, o evento supera a cada ano o recorde anterior, mesmo que o principal objetivo da prova seja mostrar que há um trabalho social de integrar e aproximar a comunidade à instituição.

P2280302.JPG

Além de idealizar a competição, Tavares também participou e, na categoria Delegado, conquistou a segunda posição com 45’54” de prova, ficando atrás de Cristiano Augusto Quintas dos Santos, da divisão de homicídios de Curitiba que concluiu a prova em 45’46”. Para o idealizador, o sucesso deve-se ao fato de que corrida vem atraindo adeptos por ser uma atividade que pode ser realizada em qualquer ambiente e que independe da idade e tipo físico.



O vencedor na categoria geral masculina foi o curitibano Joel Lenart, de 35 anos, que completou o trajeto de 10 km em 33’07”. Corredor há 11 anos, esta foi a quinta edição da corrida promovida pela Polícia Civil da qual Lenart participa. No ano retrasado, ele conquistou o segundo lugar da prova.



O atleta destaca a importância do evento e o considera como uma oportunidade da prática esportiva ganhar adeptos. “São competições como essa que me motiva a continuar correndo. Além de reunir pessoas que, assim como eu, são apaixonadas pela corrida, é uma forma de combater o sedentarismo de quem ainda não corre”, conta.

1,2,3 Feminino da Prova dos 10km.JPG

Na categoria geral feminina, foi Denise Paiva Lucas Campos que passou primeiro pela linha de chegada, aos 41’52”, seguida por Walquiria M. de Oliveira (42’48”) e Daniele Cristine de Oliveira que completou a prova de 10km em 43’11”.



As medalhas de participação foram entregues à todos que completaram o percurso tanto de 10 km como o de 5 km, e os troféus foram entregues por categoria (feminina e masculina), havendo uma categoria especial à Polícia Civil (policiais e delegados).



HOMENAGEADO - O cadeirante Eduardo Aparecido de França é um exemplo de superação não apenas por participar da competição desde 2005, mas também por ter feito os últimos 3 km do trajeto de 10 km com o pneu furado. “A primeira vez que participei de competições foi há nove anos e foi na corrida promovida pela Polícia Civil que comecei a disputar campeonatos e cheguei a representar o Brasil em competições internacionais”, conta.



Durante a entrega dos prêmios, Eduardo foi homenageado com uma placa por ter participado da XI Corrida da Polícia Civil e já confirmou presença na próxima edição da competição.

Texto e fotos por Jonathan Seronato - Especial para a Revista ASSESP

Comments


SIGA-NOS

  • Instagram
  • Facebook Long Shadow

ASSESP

Associação dos Servidores da 

Secretaria de Estado da Segurança Pública

© 2021 MANUELA BARROS - REVISTA ASSESP/PR 

bottom of page