top of page

Com mais de mil competidores, corrida da PM brilha pela 18ª vez

Nem a garoa fina e o friozinho do dia não foram capazes de estragar o sucesso da segunda corrida de rua mais antiga de Curitiba. A 18ª Prova Pedestre Coronel Sarmento, que aconteceu no dia 16/08, contou com 1.165 corredores em seis categorias e vinte e quatro subcategorias distintas. O evento tem por objetivo, além de comemorar o aniversário Polícia Militar do Paraná, incentivar a prática de exercício físico entre policiais e bombeiros militares.



“É [também] mais um momento de congraçamento da comunidade com a PM. É a 18ª edição que organizamos e a população participa”, explicou o coronel Douglas Sabatini Dabul, Diretor de Ensino e Pesquisa da PMPR. Enquanto os atletas corriam, as crianças puderam se divertir nos muitos brinquedos infláveis e nos jogos disponibilizados pelo SESC.



Corrida PMPR_GOMES.jpg

“Nos últimos anos, a prova vem ganhando em qualidade e em brilho. Neste ano não foi diferente. Ela traz uma tradição exemplar de organização e aceitação pela comunidade e apresenta um crescente número de participantes satisfeitos”, enalteceu o capitão Agenor Bueno da Silva, chefe da Seção de Educação Física da Polícia Militar do Paraná.



Reggis Mikael Seguro ficou com a primeira colocação nos 5km masculino, com tempo de 17’46”. Aos 20’35”, Nilma Cristiane Andalício de Rezende cortou a faixa da versão feminina da prova. Os fardados vencedores foram: Adonis Bacuri Pereira da Silva (18’54”) e Selma Rodrigues Medeiros (24’25”). Dos 10 km, Joel Lenart (32’40) e Maria de Fátima de Souza (39’47”) foram os mais rápidos.



Corrida PMPR_fardado-fem_GOMES.jpg

“Todos os campeões foram agraciados com troféus. Na categoria 10 km Geral, o 2º ao 5º colocado (masculino e feminino) também foram agraciados com troféus. Nas categorias 5 km, 5 km fardado e nas faixas etárias dos 10 km, os segundos e terceiros colocados foram agraciados com medalhas”, explicou o capitão Agenor.



O primeiro a atravessar a linha de chegada, foi Reggis Mikael Seguro, que competiu na categoria 5km masculino. “É um momento muito inesquecível, foi treino atrás de treino, batalhei para isso”, afirmou. “O percurso é bastante plano, foi uma corrida bacana”, destacou o atleta que garantiu “não sou policial e nunca tinha participado”.



“Correr fardado fica muito mais difícil, pelo tipo de calçado e pela característica do uniforme, mas é também a prova que identifica como sendo nossa, da Polícia Militar”, lembrou o coronel Dabul. Apesar de não estarem com o uniforme completo, a bota de operação já é um obstáculo para os atletas.



Primeiro lugar feminino fardado, Selma Rodrigues Medeiros, comemorou a vitória e aprovou o clima e o horário da competição. “Foi uma experiência inédita, principalmente por estar fardada, pois temos alguns obstáculos para vencer, principalmente o peso do calçado. Estou muito feliz com o resultado. A prova foi tranquila, está bem fresco, ideal para correr. O horário também ajudou”, afirmou a estreante na prova pedestre da PM.



A policial civil da Narcóticos de Guarapuava, Rosane Camargo, também fez questão de participar mais uma vez da competição. Atravessando a faixa aos 25’, garantiu a terceira colocação na categoria fardada. “Fui num ritmo tranquilo, para não cansar muito”.



Mesmo sem conseguir treinar sempre, aos 42 anos, o pedreio Inacias Azevedo Proto, cruzou a linha de chegada em 3º lugar dos 5km. “Não senti dificuldade, só mesmo a falta de treino, pois aí cansa muito”, afirmou. Após cinco anos de corridas de rua “apenas por esporte” e em sua segunda participação, garante que só ficou triste pois gostaria de ter vencido. “Queria ganhar em primeiro, corri mais da metade da prova nesta colocação, mas não aguentei depois”.


O bombeiro militar Glaucio Luiz Correia saiu feliz em sua quarta edição da Prova Pedestre. Ele correu os 10 km e venceu a subcategoria 32 a 39 anos. “Estou sempre tentando chegar nas primeiras colocações, essa foi a primeira vez que ganhei na minha categoria”.




HOMENAGEADO - Corredor de rua há 38 anos, José Antônio de Moraes, mais conhecido como “Pé na Rua”, foi o único atleta a competir nas 18 Provas Coronel Sarmento. “Eu tinha 17 anos de idade quando comecei a correr, estou com 56 e continuo correndo. Comecei porque eu jogava bola e era muito ruim, corria mais do que jogava bola”, explicou.



Colecionador de medalhas e com 14 primeiras colocações no currículo, Pé na Rua faz questão de presenciar a corrida da Polícia Militar. “ Vou em todas as provas que acontecem em Curitiba. A da PM, em especial, é legal porque tem atletas do Paraná inteiro, eles vêm para correr. Eu corri desde a primeira e, naquela época, tinha pouquíssimos atletas, então a gente pega aquele amor”, destacou.



ORGANIZAÇÃO - Para que o evento aconteça, é necessário dedicação, envolvimento e, é claro, verba. Para tanto, o capitão Agenor, organizador do evento, contou com o apoio e o patrocínio das seguintes empresas: ASSESP - Associação dos Servidores da Secretaria de Estado de Segurança Pública; AVM - Associação da Vila Militar; SESI / FIEP; Caixa Econômica Federal; Orpec Engenharia; Britanite; Unity Dermocosméticos; Porto Seguro Vida e Previdência; Nutrimental; Líder Cred; Fecomércio; Sesc; Assessocor - Inscrições Online e Plural Negócios.


Texto: Idionara Bortolossi

Fotos: Cabo Manoel Gomes/PMPR

Comentários


SIGA-NOS

  • Instagram
  • Facebook Long Shadow

ASSESP

Associação dos Servidores da 

Secretaria de Estado da Segurança Pública

© 2021 MANUELA BARROS - REVISTA ASSESP/PR 

bottom of page