Bombeiros comemoram 102 anos com desfile militar e novidades ao combate de incêndios
- Por Revista ASSESP

- 23 de out. de 2014
- 2 min de leitura
"Fico muito satisfeito em ver que a nossa corporação chega pujante ao seu aniversário de 102 anos. Vejo uma instituição plena, madura e, acima de tudo, fortalecida”, destacou o coronel Juceli Simiano Junior, comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, durante a comemoração, que aconteceu na manhã do dia 08/10, no Quartel da unidade, que fica no Centro de Curitiba, capital do Estado.
No evento, também foi anunciada a implantação do “Prev-fogo”, um programa elaborado pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) que visa facilitar a solicitação e o acesso às informações de pedidos de vistorias enviados aos Bombeiros. Além disso, o programa “Brigada Escolar” também teve destaque.

“O Corpo de Bombeiros, junto com a Secretaria da Educação, vem investindo muito neste projeto nas escolas, é conhecido e elogiado nacionalmente. Já atingimos 1,3 milhão de alunos de 2.600 escolas, APAEs e co-irmãs”, explicou o vice-governador Flavio Arns. Ele ainda salientou que esse número é o de alcance direto, mas é preciso observar que as crianças acabam transmitindo aos pais, irmãos e à sua família.

Arns também falou sobre os investimentos que o CB têm recebido do Governo do Estado. “Alguns deles são os 30 veículos de combate ao fogo e mais de 120 veículos leves entregues ao mesmo tempo, houve também aumento real do efetivo do CB, de 13%, entre muitos outros”, comentou.
De acordo com o Diretor-geral da Secretaria de Segurança Pública do estado - tenente-coronel Lanes Randal Prates Marques, “são investimentos pesados em viaturas e tecnologia da informação, importantíssimos para que os bombeiros possam estar aptos para enfrentar os desafios do futuro”.
CONFIANÇA - A credibilidade da população em relação aos bombeiros, medida anualmente e que recebeu 9,2 (em nota que vai até 10) em 2013, foi evidenciada pelas autoridades presentes. “Os Bombeiros estão de parabéns, eles abrilhantam [a Polícia Militar] e têm a plena confiança da população para todos os seus trabalhos”, afirmou Prates.
Para Arns, o alto índice de credibilidade é recorrente em função do papel importante que os bombeiros representam. “São 102 anos de história de um órgão fundamental para a segurança, seja em questão de incêndio e prevenção dele, de brigada escolar, de defesa civil, exercício de abandono, SIATE, e outros. Os bombeiros são bons, competentes, necessários e imprescindíveis para os paranaenses”, comentou.

Para o Chefe do Estado Maior da Polícia Militar, coronel Maurício Tortato, que representou o Comandante-Geral, coronel Cesar Vinicius Kogut, o CB é um uma estrutura e organização de orgulho. “É sempre uma satisfação valorizar homens e mulheres que prestam um serviço tão importante como os bombeiro militares”, afirmou. “O Corpo de Bombeiros é uma honra para a Secretaria de Segurança, é um orgulho para o Paraná e o Brasil”, completou o coronel Prates.
HOMENAGEM – A maior honra do Corpo de Bombeiros, a medalha Presidente Carlos Cavalcanti de Albuquerque, foi entregue ao tenente-coronel José Schirlo Mayer, ao major Ercules Alves de Carvalho e ao major Fernando Luiz Grummt, todos do Corpo de Bombeiros. A condecoração é entregue apenas no Dia do Bombeiro (02/07) e no Aniversário da instituição, como foi o caso, para até cinco pessoas (entre civis e militares) que contribuíram de alguma forma para o bom serviço do CB.
Texto e fotos por Idionara Bortolossi









Comentários