top of page

Beto Richa se reelege com 55,67% dos votos e promete intensificar o trabalho na segurança

O governador Beto Richa foi reeleito com 55,67% dos votos. Foram 3.301.322 paranaenses que aprovaram o seu primeiro mandato e o levaram-no à segunda parte do seu governo. Para a segurança pública do Estado, as propostas incluem nomeação de servidores aprovados em concurso, novas unidades policiais, ampliação de programas comunitários. “Desde 2011, já contratamos 10 mil policiais, adquirimos 1.500 viaturas que foram distribuídas para todas as regiões, realizamos o concurso e contratamos delegados para todas as comarcas”, lembrou.


Além disso, durante os quatro primeiros anos do seu governo, foram instaladas 14 Unidades Paraná Seguro (UPS) na capital, na Região Metropolitana de Curitiba, em Londrina e Cascavel. Os projetos de campanha incluem ampliar o programa, que já tem mostrado resultados e adquirir novas viaturas para garantir melhores condições de trabalho para os policiais e mais segurança para a população.


O Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), criado em 2012, com mais de 200 policiais e duas companhias para combate ao contrabando e ao tráfico de drogas também já surtiu efeito, foram toneladas de maconha, cigarro, milhares de munições e dezenas de operações já realizadas no oeste paranaense. Para a Polícia Civil, a equipe de Beto Richa destaca a modernização da Divisão de Narcóticos, que colaborou no recorde de apreensão de drogas.


Para os próximos quatro anos, o projeto de governo prevê a nomeação de novos servidores para a Polícia Científica, além da elaboração de novos concursos para as Polícias Militar, Civil e Científica. A Polícia Militar também deve ganhar novos batalhões, a Civil deve receber Delegacias Cidadãs e a Científica, novas seções para atender todas as Áreas Integradas de Segurança Pública.


Os Consegs (Conselhos Comunitários de Segurança) e as UPSs (Unidades Paraná Seguro) também devem ser ampliadas, como meios de reforçar a segurança em todo o estado. As polícias deverão receber treinamento, para atendimento e trabalho comunitário, além de que receber o Sistema Modular para atender os municípios do PR.


No trabalho de prevenção ao crime, estão em projeto campanhas educativas e orientação para a não violência e o combate à utilização de substâncias entorpecentes, voltadas principalmente às crianças e adolescentes. Mais operações, como as várias que têm ocorrido, também devem ser intensificadas para o combate ao tráfico de drogas, com prisões e apreensões destes materiais.


Continuar atendendo a um antigo pedido da Polícia Civil, no qual também já tem sido trabalhado (e foi comentado edição 24), é uma das promessas de Richa. “Avançaremos no fortalecimento das atividades entre as Secretarias de Segurança Pública e Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos para avançar na solução da questão da superpopulação carcerária, principalmente quanto a responsabilidade pela guarda e custódia de presos. Nos últimos quatro anos, sete mil presos já foram transferidos de delegacias para presídios”, destacou a equipe de Beto Richa em resposta à Gazeta do Povo, no dia 03/08/2014.

Comentários


SIGA-NOS

  • Instagram
  • Facebook Long Shadow

ASSESP

Associação dos Servidores da 

Secretaria de Estado da Segurança Pública

© 2021 MANUELA BARROS - REVISTA ASSESP/PR 

bottom of page