Bombeiros fazem palestra e teatro de fantoches para apresentar seu trabalho a crianças e idosos na
- Por Revista ASSESP

- 22 de set. de 2014
- 3 min de leitura
Para comemorar o aniversário de 160 anos da Polícia Militar do Paraná e explicar o papel do Corpo de Bombeiros, o 6º Grupamento de Bombeiros (6º GB) recebeu na tarde de quinta-feira (07/08) crianças de uma escola municipal de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), e também um grupo de idosos de uma casa de apoio do município.
Durante a tarde, os bombeiros militares apresentaram os equipamentos usados para atender as ocorrências, deram palestras explicativas, fizeram uma simulação e um teatro de fantoches que ajudou a demonstrar o trabalho que é feito pela corporação e dar instruções de prevenção para evitar acidentes no dia a dia.
“Nós reunimos aqui algumas unidades que pertencem ao 6º Comando Regional da Polícia Militar para comemorar o aniversário da PM e mostrar para as crianças e para os idosos alguns equipamentos usados pelo 17º Batalhão de Polícia Militar (17º BPM), do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e do nosso grupamento. Além de mostrar como é feito o nosso trabalho por meio de uma palestra e simulação”, explica o porta-voz oficial do 6º GB, capitão Haroldo Guedes de Paulo.
Estavam em exposição o armamento utilizado pela ROTAM (Rondas Ostensivas Tático Móvel) do 17º BPM, animais taxidermizados que eram apresentados por uma policial militar do BPMA e um Jet-ski usado pelo batalhão em algumas ações. Por parte dos bombeiros, roupas, equipamentos de resgate e combate a incêndios também foram apresentados, assim como as ambulâncias do SIATE (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma de Emergência).
O capitão Guedes conta que cerca de 100 crianças compareceram ao grupamento para acompanhar as atividades de manhã e a mesma quantidade à tarde. “Nós recebemos hoje no período da manhã crianças da mesma escola que veio hoje à tarde e agora também estamos com um grupo de 20 idosos. Apesar de já termos recebido alguns colégios que vieram conhecer o quartel, essa é a primeira vez que fazemos uma simulação e mostramos melhor como é feito o nosso trabalho”, conta o capitão.
Para receber os alunos de 2º e 3º anos, os bombeiros organizaram um teatro de fantoches. Esse tipo de apresentação foi criada no ano 2000 e é exibida em hospitais para entreter e informar as crianças. “O teatro foi a parte que a gente mais gostou”, comentam Yasmim Herminia Pereira Gonçalves, de 7 anos, e Camily Vitória Schereider, de 8.
Depois do teatro, as crianças assistiram a uma palestra enquanto os idosos podiam conhecer os equipamentos expostos; depois a criançada teve a oportunidade de ver de perto as ambulâncias e os outros materiais, e os idosos foram tomar um café antes de acompanhar a simulação.

“O simulado utiliza gás e têm situações em que mostramos quais os extintores de incêndio são mais adequados para cada uma delas, com fogo provocado por gás, quando têm líquidos infláveis, e também mostramos casos em que é só fechar o registro”, esclarece o aspirante a oficial Bruno Zirpoli de Mattos, dos bombeiros.
Durante a simulação, os bombeiros foram assistidos por uma plateia empolgada formada pelas crianças e idosos, que aplaudiam a cada demonstração feita. Para a alegria da criançada, os profissionais chamaram algumas professoras e idosos para participarem da simulação usando extintores e fechando registros.
“Essa é uma experiência legal para tirar as crianças da sala de aula e mostrar como os bombeiros trabalham e também para falar sobre a prevenção; aqui nós trouxemos alunos do 1º e 3º ano e agora a tarde do 2º e 3º ano”, falou a professora Nadia Teixeira do 3º ano do Colégio Narciso Mendes.
Por Marcia Santos - Jornalista PMPR
Colaboração: Natalia Concentino - Estagiária PMPR
Fotos: Cap. Haroldo Guedes de Paula /Corpo de Bombeiros









Comentários