top of page

Policial civil desabafa sobre o Coronavírus


Imagem ilustrativa/Foto: Fabio Dias

Em momentos de crise como o da pandemia de Coronavírus, policiais estão à frente dos cuidados da população. A Polícia Civil aprimorou o atendimento online e a maioria dos serviços têm sido realizados pela internet para evitar aglomeração. A crise gerou uma reflexão de um policial civil que escreveu para a ASSESP.

“Muitos aplaudiram e falam que policiais são beneficiados em alguns temas como previdência. Pois bem, aqui inicia uma diferença em ser Policial.

Com a pandemia do Covid-19 e o risco de contaminação, os professores estão afastados de suas funções, muitos servidores trabalharão em sistema de home office a partir de suas casas. Juízes suspendem atividades bem como o Ministério Púlico, Defensoria e outros Órgãos.

No entanto nós, Policiais Civis (ainda com menos direitos previdenciários que os militares mas igualados pela Justiça nas obrigações), Policiais Militares, Penais e Socioeducativos, continuaremos em atividades normais e atendendo a demandas da população seja em ambientes inóspitos ou aglomerados, sem máscaras, luvas ou álcool gel.

Provavelmente presos em regime aberto ou semiaberto vão cumprir penas em "Regime Domiciliar". Ou seja milhares de presos estarão nas ruas e sentindo uma sensação de impunidade gigantesca.

E nós policiais em face dessa decisão teremos nossas jornadas aumentadas e nossa responsabilidade com a sociedade superdimensionada.

E agora? Enfim somos reconhecidos? Nos retiram vários direitos e nos enchem de responsabilidades, enquanto retiram as responsabilidades de outros e os enchem de direitos. Sempre assim.

Realmente agora entendi, porque somos privilegiados. Nossa missão é divina!!!

Você cidadão que aplicou o ataque a segurança pública, notadamente aos Policiais Civis do Brasil mesmo em tempos de Pandemia vai continuar a ter a certeza que esses profissionais estarão à sua disposição”.

Confira abaixo os serviços que continuam a ser prestados pela Polícia Civil.

SERVIÇOS ONLINE – Os registros de Boletins de Ocorrência (BO) referentes a casos de furtos, desaparecimento de pessoa, perda ou extravio de documentos e objetos deverão ser realizados pela internet, através do portal da PCPR (www.policiacivil.pr.gov.br/Servicos).

CARTEIRA DE IDENTIDADE – O Instituto de Identificação irá suspender o atendimento para emissão e entrega de Carteiras de Identidade a partir do dia 24 de março, por 30 dias, podendo ser prorrogado conforme a necessidade.

ALVARÁS - Os alvarás do Fundo Estadual de Segurança Pública emitidos pela PCPR, com vencimento a partir de 16 de março de 2020, ficam automaticamente prorrogados por 30 dias. Porém, isto não isenta o usuário do pagamento da taxa devida, devendo obter a guia de recolhimento no portal da PCPR.

Os processos em trâmite para concessão de alvarás sobre produtos e atividades controladas pela Delegacia de Explosivos, Armas e Munições serão considerados “alvarás provisórios” a título precário, até o retorno do atendimento normal.

ATIVIDADES ACADÊMICAS – As atividades acadêmicas presenciais na Escola Superior de Polícia Civil ficam suspensas até segunda ordem.

EVENTOS: Fica suspensa a realização de eventos culturais e comemorativos, bem como de coletivas de imprensa nas unidades da PCPR.

VISITA A DETENTOS – Visando a proteção de detentos, seus familiares e servidores de unidades carcerárias administradas pela PCPR, as visitas ficarão temporariamente suspensas. Salvo a visita de advogados.

Durante a suspensão das visitas, não serão recebidos alimentos e outros produtos trazidos por familiares e terceiros.

留言


SIGA-NOS

  • Instagram
  • Facebook Long Shadow

ASSESP

Associação dos Servidores da 

Secretaria de Estado da Segurança Pública

© 2021 MANUELA BARROS - REVISTA ASSESP/PR 

bottom of page